Coluna de: Dra Pollyana Costa Prado –Cirurgiã Dentista - CRO 88706 - Odontologia

Adultos também podem usar aparelhos ortodônticos?
Sim, os pacientes que possuem desajustes na posição dos dentes ou no tamanho dos ossos da face, com conseqüente desarmonia muscular, devem ser submetidos ao tratamento ortodôntico, mesmo quando em idade adulta. O descuido com a oclusão pode resultar em danos às estruturas de suporte dental (gengiva e osso), dores ou ruídos na articulação e até mesmo na perda de dentes. Devemos lembrar que ano a ano cresce a expectativa de vida do brasileiro e, visto que todos esses problemas são agravados com o aumento da idade, devemos corrigi-los o quanto antes, para garantir uma velhice saudável aos nossos pacientes.
Os pacientes com doenças gengivais também podem ser tratados?
Enquanto a doença periodontal estiver ativa (presença de inflamação), o tratamento ortodôntico é contra-indicado. Após a estabilização do problema, o ortodontista deve proceder a cuidadosa avaliação para mensurar a extensão dos danos provocados e indicar o tipo de aparelho que mais se ajuste ao caso.
Como a ortodontia em adultos pode colaborar nos tratamentos clínicos?
Alguns pacientes apresentam problemas complexos que requerem terapias restauradoras, endodônticas, protéticas e/ou periodontais, em conjunto com a prática ortodôntica. Casos de dentes inclinados ou extruídos devido à perda precoce de seus vizinhos ou antagonistas; dentes inclusos parcial ou totalmente, assim como dentes girados, podem comprometer seriamente o trabalho clínico. Para a solução desses problemas, o ortodontista emprega aparelhos fixos totais (colocados em todo o arco dental) ou parciais (instalados em apenas alguns dentes), para proceder a pequenos movimentos dentais e, com isso, permitir o sucesso do tratamento integrado.
Qual é o tipo de aparelho mais indicado para os adultos, o fixo ou o removível?
Os aparelhos removíveis têm sua maior indicação para crianças, uma vez que agem principalmente reposicionando os ossos e harmonizando a função muscular. Contudo, nos adultos, é necessário um dispositivo que promova o ajuste preciso da posição dos dentes, e, nesse caso, os aparelhos fixos são os indicados, por serem mais eficientes e seguros na movimentação.
Além da estética, existem diferenças entre o aparelho fixo metálico e o cerâmico?
O aparelho de cerâmica tem como principais desvantagens, em relação ao metálico, seu custo mais elevado e maior fragilidade à fratura. Do ponto de vista mecânico, as peças cerâmicas que possuem uma canaleta metálica no centro são as mais indicadas, pois diminuem o atrito do fio com o aparelho, reduzindo a duração do tratamento.
A matéria de hoje é para você que vai colocar aparelho, e está em busca dos melhores preços e modelos. Saiba que existem produtos de vários tipos, portanto é necessário saber qual é que se encaixa exatamente no seu caso.
Atualmente existem vários tipos de aparelhos dentários, que se dividem em duas categorias: móvel e fixo. Ambos são bastante conhecidos, entretanto o fixo é o que mais se destaca, sendo chamado popularmente de “tijolinho” ou brackets como é conhecido tecnicamente.
Tipos de Aparelhos Odontológicos
Os aparelhos fixos são usados para tratamentos em longo prazo, geralmente em casos onde o “reparo” tem de ser maior. Em casos onde é necessário somente um simples reajuste o mais utilizado é o móvel.
Conheça alguns modelos de aparelhos ortodônticos e suas características:
Modelo Bracket Auto Ligante (tipo Damon System): É um aparelho do tipo fixo, onde os bracket se ligam uns aos outros sem necessidade do elástico, utilizando apenas um fio, tornando-se assim menos perceptíveis que os outros, sendo uma boa opção estética, alem de serem mais eficazes, reduzindo assim o tempo necessário para o tratamento, entretanto, devido às suas vantagens seu preço é um pouco mais elevado do que o aparelho convencional.
Modelo Lingual: Trata-se de um aparelho pouco utilizado devido a sua manutenção que é mais trabalhosa do que a dos outros modelos, entretanto é um aparelho que quase não é visto, pois ele é colocado na parte posterior (atrás) dos dentes.
Modelo Bracket Transparente: Igual ao modelo bracket convencional, porém nesse caso a diferença é que tanto os fios quanto os brackets são transparentes.
Modelo Bracket Convencional: Usado pela maioria das pessoas, é o aparelho que costumamos ver com muita frequência por ai, com elásticos coloridos e brackets metálicos, é o mais barato de todos os aparelhos citados.
Invisalign: É um aparelho ortodôntico conhecido como “invisível” por ser transparente, é constituído por uma liga especial e se encaixa perfeitamente aos dentes, tornando-se quase que imperceptível, entretanto trata-se se um aparelho um pouco mais caro.
Para obter mais informações sobre qual aparelho é mais apropriado no seu caso, consulte um dentista de confiança.

 
megaron edecora

TV Bixiga News

TV BIXIGA NEWS

Entrevistas, comerciais, notícias e acontecimentos do bairro...

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR

Fotos Históricas

Última Edição