Coluna de: Dr. Fábio Ravaglia - Ortopedia e Saúde

 O dr. Fabio Ravaglia, presidente do Instituto Ortopedia & Saúde (IOS), lança a campanha Projeto Cidadania – Desafio Degraus. Para marcar o lançamento, foi realizado o primeiro evento que integra a campanha: o Projeto Cidadania – Caminhadas com Degraus, na escadaria do Bixiga, na cidade de São Paulo. As ações, de interesse público, são voltadas para a conscientização sobre a necessidade de praticar atividade física para a saúde e bem-estar.
São Paulo, 30 de novembro de 2013 – O dr. Fabio Ravaglia, presidente do Instituto Ortopedia & Saúde (IOS), está lançando a campanha Projeto Cidadania – Desafio Degraus, nova ação de interesse público do IOS voltada a conscientizar sobre a importância, para a saúde, de subir e descer escadas. O primeiro evento da campanha, o Projeto Cidadania – Caminhadas com Degraus, aconteceu no dia 30 de novembro, das 10h às 11h, na escadaria do Bixiga (alto: rua dos Ingleses, em frente ao hospital Menino Jesus; baixo: praça Dom Orione, região central da cidade de São Paulo), na cidade de São Paulo. A iniciativa pioneira do dr. Fabio Ravaglia conta com muitas outras ações, entre as quais destaca-se também o Projeto Cidadania – Maratona Degraus, evento destinado a atletas e pessoas com excelentes condições físicas.
O Projeto Cidadania – Desafio Degraus, que se desdobra nestes dois eventos principais, visa incentivar a atividade física por meio de mudança de hábito, com a atitude para vencer mais degraus todos os dias, usando escadas em vez de elevadores. É um estímulo à atividade física, que pode ser incorporada com mais facilidade principalmente por aqueles que não têm tempo ou disciplina para frequentar academia ou para a prática de outro tipo de atividade física.
O Projeto Cidadania – Caminhadas com Degraus é um evento ao ar livre com muita informação para esclarecer as pessoas sobre as vantagens de subir e descer escadas. O evento conta com a participação de uma equipe multidisciplinar, formada por profissionais de saúde e educação física. A intenção é atender ao público com esclarecimentos sobre saúde e atividade física. Nesta primeira edição, o dr. Fabio Ravaglia trouxe informações sobre o tema “O desafio de vencer mais degraus todos os dias” e a respeito de todos os eventos e ações que estão planejadas para a campanha. A escadaria do Bixiga é um ponto turístico da cidade, juntamente com as pitorescas cantinas e a tradição italiana do bairro. Construída por volta de 1930, tem cerca de 80 degraus e conta com um amplo patamar que funciona como um mirante, instalado no chamado morro dos Ingleses. Do topo, a vista é em direção ao centro da cidade.
O Projeto Cidadania – Caminhadas com Degraus poderá ser programado em diversas escadarias públicas, em São Paulo e em outras localidades, desde que o local apresente condições para a prática do exercício físico e segurança para a execução da atividade pelos participantes. O evento integra o Programa de Qualidade de Vida do IOS.
Como prática esportiva, o subir escadas ajuda a criar consciência sobre a importância da prática de atividade física, ao valorizar os benefícios do esporte para a saúde. Já o Projeto Cidadania – Maratona Degraus, tem o objetivo de promover uma competição, visando incentivar a população a subir e descer escadas todos os dias. Consiste em uma maratona vertical para reunir atletas e pessoas fisicamente preparadas, com excelentes condições físicas, para concorrer em prova a ser estruturada com regras, fiscalização e segurança para a competição, a ser realizada em um arranha-céu famoso. Ganha quem conseguir concluir o circuito proposto mais rapidamente. O evento também integra o Programa de Qualidade de Vida do IOS. 
Uma outra frente de ações é o Projeto Cidadania – Desafio Degraus | Palestras, com programação para uma série de palestras e debates a respeito de subir e descer escadas. As apresentações têm o objetivo de incentivar cada vez mais pessoas para a prática da atividade física. O dr. Fabio Ravaglia, idealizador da campanha Projeto Cidadania – Desafio Degraus, será o principal palestrante e mais especialistas poderão ser convidados. Também está contemplada a possibilidade de convidar palestrantes estrangeiros. As palestras e debates integram o Programa Difusão de Informação.
Instituto Ortopedia & Saúde
Idealizado pelo cirurgião ortopedista e traumatologista dr. Fabio Ravaglia, o Instituto Ortopedia & Saúde (IOS) desenvolve uma série de ações para promover a democratização da informação sobre saúde e prevenção a doenças, principalmente aquelas associadas à terceira idade. Para o médico, a informação é a melhor maneira para garantir a qualidade de vida. O IOS opera com dois pilares. O primeiro é formado por programas e o segundo por ações.
Atualmente, são quatro programas:
1. Programa Científico (pesquisas e participações em eventos acadêmicos)
2. Programa de Sustentabilidade (coleta de chapas antigas de RX para reciclagem)
3. Programa de Difusão de Informação (programas de rádio, páginas na internet, artigos e palestras)
4. Programa de Qualidade de Vida (este programa é para acomodar diversas ações “feira de saúde solidária®”  – completa ou apenas com o teste da pisada –,  atividade física, atividade esportiva e atividade cultural)
As ações são:
1. Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança (evento que acontece no parque Trianon, em São Paulo)
2. Programa Ortopedia & Saúde (programa de rádio que vai ao ar pela rádio Trianon)
3. Projeto Cidadania – Palestras (palestras do dr. Fabio Ravaglia e de outros integrantes do IOS)
4. Projeto Cidadania – Serviços (parte de algum evento, programada esporadicamente em diferentes locais)
5. Projeto Cidadania - Desafio Degraus (nova campanha com ações para incentivar subir e descer escadas)
6. Projeto Cidadania – Caminhadas com Degraus (um dos eventos da campanha Projeto Cidadania – Desafio Degraus, que leva a atividade física de subir e descer escadas, ao ar livre, para a população em geral)
7. Projeto Cidadania – Maratona Degraus (um dos eventos da campanha Projeto Cidadania – Desafio Degraus, que consiste em uma competição dirigida a pessoas com excelente condicionamento físico a ser realizada em arranha-céus, como uma nova modalidade esportiva baseada na prática de subir escadas).
Hoje, o principal evento do IOS é o Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança, que reúne atividades que integram os programas de Qualidade de Vida, Difusão de Informação e de Sustentabilidade, e acontece uma vez por mês, sempre aos domingos, no parque Trianon, em São Paulo. Criado em 10 de abril de 2005, o evento totalmente gratuito, é formado por módulos:
1. “feira de saúde solidária®” (atividade de atendimentos)
2. palestras (atividade do presidente do IOS e de eventuais convidados)
3. atividade física (com destaque para a caminhada)
4. atividade cultural (poesia, música, dança, teatro, circo etc)
5. coleta de chapas antigas de raio X para reciclagem.
O Projeto Cidadania – Caminhadas com Segurança realiza uma média de 300 exames médicos gratuitos a cada edição e conta com a participação de profissionais da Arthros Clínica Ortopédica, presidida pelo diretor técnico Fabio Ferraz do Amaral Ravaglia (CRM 54.294 e RQE 11.990/89), fundada em 1986 e que realiza o atendimento de forma personalizada e com base em sólidos conceitos de humanização hospitalar.
Informações: Instituto Ortopedia & Saúde
Telefone: 11 3289 8000
www.ortopediaesaude.org.br e www.osso.org.br
 
Fogo Bravon

TV Bixiga News

TV BIXIGA NEWS

Entrevistas, comerciais, notícias e acontecimentos do bairro...

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR

Fotos Históricas

Última Edição