Coluna de: Dr. Fábio Ravaglia - Ortopedia e Saúde

Com o fim do outono e a chegada do inverno, surgem também as incômodas dores musculares e várias doenças associadas ao frio.
Mas por que sofremos tanto com o frio?
Nos dias frios, aumenta a possibilidade de constrição vascular (contração dos vasos sanguíneos) e muscular para que o corpo se mantenha aquecido. Quando as pessoas se encolhem por causa do frio, a contratura muscular pode gerar dor em algumas partes do corpo e afetar a postura. Nas articulações, o líquido sinovial fica mais espesso com o esfriamento do corpo e pode gerar incômodos, também.
Durante o inverno, aumentam as queixas nos consultórios médicos.  O clima frio agrava as dores nas articulações e a área de ortopedia recebe inúmeros pacientes  que reclamam do aumento das dores. Os sintomas da artrose ou de bursite ficam acentuados. A sensação térmica percebida pelo corpo, parece ser mais baixa do que a temperatura marcada nos termômetros e as pessoas ficam sem disposição para atividades físicas.
Exercícios físicos diários são importantes para a saúde, inclusive no inverno.  Os alongamentos e caminhadas são muito eficazes nessa fase, pois além de ativarem o sistema circulatório, promovem o relaxamento das fibras musculares, diminuindo a tensão muscular e facilitando o pleno funcionamento do sistema locomotor.
Músculos e articulações, que não são exercitados, perdem a flexibilidade e contribuem para os sintomas de muitos problemas de saúde causados pelo sedentarismo, que se agravam com o avanço da idade. É preciso movimentar-se para não perder a autonomia.
Como alongar-se?
Os exercícios de alongamento são simples e podem ser realizados a qualquer momento. Ao se levantar, espreguice-se e no ambiente de trabalho ou escolar, estique pernas e braços, evitando ficar muito tempo em uma mesma posição. A maneira correta de alongar é ficar em posição ereta, posicionando a coluna para que fique reta, alinhada com a cabeça (utilize o queixo como guia, ele deve ficar paralelo ao chão). Em seguida, movimento os braços, pernas e pescoço, esticando a  musculatura e relaxando, prestando atenção ao trabalho de felsão de músculos e articulações.
No inverno, faça alongamento no mínimo, por 15 minutos e  ao menos uma vez ao dia. Repita cada movimento três a quatro vezes. 
Faça o alongamento antes e depois da prática esportiva, com um duração de cerca de dez minutos. 
Mão e pés precisam de estimulação extra. No inverno, devido à baixa temperatura externa,  o organismo precisa aumentar a temperatura interna e enviar  energia para os locais mais vitais, - cérebro, coração, pulmão e outros órgãos internos. As extremidades do corpo, como pés e mãos, então com menor quantidade de energia, ficam gelados.
Prepare-se para caminhar no inverno.
O hábito de caminhar deve ser mantido em todas as estações do ano. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para que a caminhada continue a ser uma prática saudável, mesmo no inverno. Nas baixas temperaturas, a respiração se altera na caminhada, porque o ar gelado entra pelo nariz e se choca com a temperatura interna do corpo – cerca de 36 graus centígrados. 
Além disso, ficamos mais vulneráveis a lesões musculares, gripes e resfriados.
•Faça, no mínimo, 15 minutos de alongamento.
•Estimule mãos e pés para que fiquem aquecidos. Lembre-se! As extremidades precisam de estimulação extra.
•Use o agasalho.
•É aconselhável fazer caminhadas pela manhã.
•Proteja a pele.
•Nos centros urbanos evite horários de congestionamento, por causa da poluição.
•Faça um alongamento como se estivesse se espreguiçando.
O exercício atua na musculatura e contribui para o bombeamento do sangue para as extremidades. Para esquentar os pés e as pernas, fique em pé, deixe os pés paralelos e role a planta do pé, ficando apoiado nas pontas e depois nos calcanhares, repetidas vezes. Para as mãos, coloque a palma para cima e massageie com o polegar a região do punho, alternando a direita e a esquerda. 
Caminhar ajuda a aumentar a resistência, e portanto,  a evitar gripes e resfriados. 
Alongamento e caminhada são importantes aliados para combater as dores de inverno e são atividades físicas recomendadas para quase todas as pessoas, em qualquer faixa etária. 
O Instituto IOS – Ortopedia & Saúde – é uma organização da sociedade civil,presidida por Dr. Fabio Ferraz do Amaral Ravaglia, cirurgião ortopedista e traumatologista – CRM: 54.294 – RQE:11.9090/8, cujo objetivo  é levar informação sobre qualidade de vida à população, através de ações efetivas;  mudar o comportamento da sociedade em relação aos seus hábitos de saúde e ampliar a percepção e uso de espaços na cidade.
Acesse: www.ortopediaesaude.org.br                                 
 
Pizzaria Moraes

TV Bixiga News

TV BIXIGA NEWS

Entrevistas, comerciais, notícias e acontecimentos do bairro...

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR

Fotos Históricas

Última Edição