Coluna de: Dr. Fábio Ravaglia - Ortopedia e Saúde

É difícil aposentar aquele calçado confortável e que acomoda bem os seus pés. 
Mas você sabia que este apego pode prejudicar sua saúde?
Ao caminhar ou correr, a vida útil do calçado vai se esgotando, pois a cada passo estamos gastando seus amortecedores e suportes, que servem para dar estabilidade às nossas passadas. 
A perda do amortecimento do calçado esportivo pode levar a pessoa a desenvolver dores nas canelas, esporão de calcanhar e fascite  plantar , síndrome da banda iliotibial e fraturas por estresse.
O calçado esportivo é produzido para durar aproximadamente 804,67km. Mas recomenda-se sua troca entre 600 a 700 km. Caminhar 3 a 4 vezes por semana, por 30 minutos, requer uma troca de tênis a cada seis meses. Ao andar 60 minutos, 7 vezes por semana, o tênis deverá ser trocado a cada três meses. Caminhadores mais pesados devem trocar seu calçado esportivo antecipadamente.
QUAL A VALIDADE DE SEU CALÇADO ESPORTIVO?
Os calçados esportivos possuem validade como qualquer outro produto. A cola, o gel e até mesmo as bolsas de ar podem, com o tempo, perder suas propriedades, antes mesmo de sair da loja. Por isso, é importante investir em lançamentos ou solicitar orientação do vendedor quanto ao tipo de calçado adequado para seus pés e para suas atividades. 
O mesmo calçado não deve ser utilizado o tempo todo, pois além de estar mais sujeito ao desgaste, ele ficará exposto à umidade e à proliferação de bactérias.
Para corridas e maratonas é ideal que o calçado esportivo seja utilizado somente para este fim. 
CUIDE BEM DE SEU CALÇADO ESPORTIVO
•Alternar o tênis de um dia para o outro e colocar em um lugar arejado para que possa secar. 
•A sacola da academia não é o melhor lugar para estocar o tênis. 
•Utilizar sempre água fria e detergente para lavar seu calçado esportivo. Secar com ar frio; o calor de secadora ou de água morna fragilizará a cola e o tênis irá durar menos.
•Verifique sempre as instruções de conservação do seu produto.
•Procure ter dois pares para uso, alternando-os diariamente.  Caso utilize este calçado várias vezes ao longo do dia, procure trocá-los no mesmo dia.
•Evite esperar o tênis gastar muito para trocá-lo
•Procure verificar a qualidade do produto, preferindo tênis com tecidos que permitam a transpiração.
•Atenção: Rugas na sola do tênis é sinal de perda de amortecimento.
SUA PISADA PODE DETERMINAR O TIPO DE CALÇADO IDEAL PARA SEUS PÉS
Hoje os tênis têm o solado colorido que permite perceber seu desgaste.  
O padrão de gasto de um calçado esportivo demonstra o tipo de pisada do caminhador ou atleta. É possíve indicar o tipo correto de tênis através do teste da pisada ou exame de baropodometria. Baro é pressão; podo é pé e metria é medição; isto é; exame da impressão digital dos pés na pisada ou estático. 
A baropodometria além do tipo de pisada  também identifica outros problemas nos pés,  permitindo ao médico ortopedista, inclusive,   orientar  para a necessidade ou não do uso de  palmilha ortopédica. 
O desgaste abaixo do dedão é normal para pisadores neutros, que ,na passada, empurram o chão com o dedão. 
No caso dos supinadores, o desgaste é mais abaixo do dedão, enquanto que  nos pronadores é mais medial. 
O calcanhar também é um local de desgaste do tênis. O desgaste do solado no caso dos pisadores neutros se dá mais ao centro para lateral. Com os pisadores pronadores o desgaste é mais ao centro e vai até o meio do calcanhar. O desgaste do solado no caso de supinadores  é mais externo ao calcanhar. 
Os atletas profissionais sabem que a baropodometria  pode fazer a diferença em uma prova esportiva. Mas, além disso, o teste da pisada pode evitar lesões nos pés, joelhos e quadris para caminhadores em geral.
COMO AMARRAR O CALÇADO ADEQUADAMENTE? 
O calçado corretamente amarrado e ajustado oferece conforto e ao mesmo tempo protege os pés, dando firmeza para as atividades.
Mas como manter o laço firme? Após dar o laço, segure o cadarço no ponto entre o buraco do sapato e o nó do laço com os dedos polegar e indicador, dos dois lados dos passadores, um com cada mão, e puxe para as laterais. O primeiro nó ficará mais firme e o laço tenderá a ficar melhor centralizado. Esta técnica é ideal para sapatos com cadarços redondos, que desamarram facilmente quando o laço não é firme. 
Os tênis modernos são projetados com diferentes cadarços e passadores para atender às necessidades de cada prática esportiva. São idealizados para o conforto do pé e para maior segurança.
O calçado para o caminhador, que anda em superfícies acidentadas e montanhosas, é aquele que tem passadores em forma de ganchos, alças que ajudam a manter sustentado o cabedal no pé. Se a caminhada for em região com neve ou muita umidade, o calçado pode ter uma lingueta por cima da amarração para evitar que os pés fiquem molhados. 
O tênis para ciclista tem o sistema de amarração inclinado na lateral externa do pé para evitar que o cadarço enrosque na corrente da bicicleta. 
O tênis para o corredor geralmente possui  cadarços finos passados em furos pequenos, concentrados na região da lingueta, já que o movimento do peito do pé exige mais desta parte do tênis durante a atividade. Veja mais.
IMPORTÂNCIA DAS MEIAS 
As meias devem ser a interface para permitir o deslizamento dos pés no calçado. Quando isso ocorre diretamente entre o calçado e o pé surgem as bolhas. As meias de tecido sintético permitem o perfeito deslizamento dos pés no calçado e proporcionam a transpiração adequada.
NA HORA DA COMPRA
Recomendo comprar tênis ao final do dia, pois é o momento em que os pés estão inchados e é possível escolher aquele que irá acomodá-lo melhor. Experimente os calçados com as meias que costuma utilizar para a prática de esportes. 
Calce o par, pois nossos pés possuem tamanhos diferentes.  É ideal deixar o espaço de 1 cm (um) à frente do dedão. Faça um teste drive na loja e vá sempre pelo maior.
A dica final é nunca comprar calçados somente pela beleza, à primeira vista. Os calçados não irão se adequar aos seus pés com o passar do tempo.
 
 
Dr. Fabio Ravaglia é cirurgião ortopedista e traumatologista. CRM: 54.294 – RQE: 119090/8 . Preside o Instituto Ortopedia e Saúde, organização da sociedade civil, cujo objetivo é levar informação sobre saúde preventiva e qualidade de vida à população através de projetos e campanhas.
 
 
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