Coluna de: Dr. Fábio Ravaglia - Ortopedia e Saúde

O Ciclismo é um dos mais eficientes e saudáveis meios de transporte, juntamente com a caminhada. É um esporte acessível à quase todas as idades.  
Sua história remonta a Renascença, mas sua popularização ocorre com a Revolução Industrial, quando os primeiros modelos substituíram carruagens e carroças movidas a animais, melhorando a mobilidade das pessoas. A bicicleta, como a conhecemos hoje,  passou a ser fabricada no início do século XIX.  Neste mesmo período, a Europa, devido ao bom sistema de transporte de massa, como trens e metrôs, bondes e ônibus  e suas ruas estreitas, deteve o desenfreado boom de veículos, diferentemente dos EUA, em franco crescimento e largas avenidas. 
Com as duas grandes guerras mundiais, a bicicleta foi vista como uma importante opção de transporte, desempenhando relevante papel econômico, social e até mesmo político. 
Nos países baixos e nórdicos, a bicicleta é considerada não só importante meio de transporte como veículo que propicia uso inteligente do espaço urbano e promove o desenvolvimento equilibrado e sustentável. 
Hoje, com a busca pela qualidade de vida, a bicicleta passa a ser ainda mais valorizada nos grandes centros urbanos.  Sua prática, porém, deve observar o clima, e nas metrópoles, a segurança, que implica na escolha do local do percurso, para evitar o risco de acidentes.
O ciclismo traz uma série de benefícios para a saúde, como:
•reforço muscular dos membros inferiores, sem forçar as articulações; 
•socialização   
•sensação de liberdade e de prazer. 
 
Menor impacto nos joelhos em relação às corridas
 
De acordo com o site  NutriStrategy uma pedalada leve de 15 km/h  queima mais calorias que uma caminhada leve de 5km/h (281 / 176 kcal/hora).
Em relação às corridas, pedalar tem menos impacto nos joelhos e solicita mais os  músculos da coxa (quadríceps), além de  exigir menor esforço cardiopulmonar . 
Pessoas com sobrepeso ou com dores articulares conseguem pedalar com mais facilidade se compararmos  à pratica de outros esportes aeróbicos como jogging, basketball ou outras atividades, pois no ciclismo há  menos impacto nas articulações de coluna, quadril, joelhos e tornozelos.
Uma estatística interessante diz que se um terço dos pequenos trajetos de carro fossem feitos por bicicleta, os problemas cardíacos reduziriam em 5 a 10%.
Andar de bicicleta bem como outros exercícios aeróbicos, com práticas regulares, promove a saúde e o bem estar, previne doenças e proporciona bem estar psicológico. 
Uma pedalada pela manhã, libera endorfina e faz você se sentir melhor e com maior disposição para as atividades seguintes.   
Os principais músculos utilizados no ciclismo são: Glúteos, quadriceps femoral, hamstrings, na coxa e os gastrocnêmios e sóleos, nas pernas.
A prática e a frequência do ciclismo começam a definir quase que imediatamente os músculos envolvidos. Quanto maior e mais intensa a prática, maior a definição. Percursos com subidas e pedaladas em pé também ajudam neste processo.
 
Os principais benefícios para os ciclistas são:
 
1.Aumenta o desempenho aeróbico e cardiovascular.
2.Diminui a pressão arterial  tonificando os vasos sanguíneos (veias e artérias), reduzindo, dessa forma, o risco de doenças coronarianas.
3. Reduz colesterol e triglicérides.
4. Previne o infarto.
5. Aumenta a imunidade.
6. Melhora a respiração.
7.Tonifica os músculos.
8. Evita o estresse e a depressão.
9. Melhora o sono e o  bem estar. Estimula a liberação de endorfinas e aumenta os níveis de serotonina, 
10. Emagrece se a atividade for combinada com dieta nutricional saudável e equilibrada.
 
O começo
 
Para quem vai começar a andar de bicicleta, é importante fazer uma avaliação cardíaca prévia. É recomendável alongar, fazer uma alimentação leve e hidratar-se. O alongamento é importante  antes e depois de pedalar. O aquecimento articular também é indicado.  Para pedalar no plano e em baixa velocidade não é necessário uma preparação prévia.  Mas deve-se consultar um médico antes de adotar a bicicleta como atividade física, pois existem problemas ocultos que podem surgir com a realização desta prática esportiva.
O ciclismo, como outras atividades físicas é um coadjuvante do emagrecimento, pois consume calorias quando associado a um programa nutricional e endocrinológico. Dependendo da idade, peso e grau de intensidade de exercício, pedalar pode gastar calorias extras de 75 a 670 grs. em um treino de 30 minutos. 
Para reais benefícios à saúde é recomendável andar de bicicleta 3 vezes por semana, durante  30 minutos.
 
Com que bicicleta eu vou?
 
A escolha da bicicleta depende do uso que se queira fazer como: condicionamento, uso urbano, em terra, ou estrada, passeios de longa distância, passeios comunitários,  montanhas, turismo, eventos esportivos. Também depende da idade, tamanho, altura, peso e sexo da pessoa. Além disso, é preciso levar em conta o  nível de expertise da condutor, que pode ser iniciante, amador ou atleta.
Para iniciantes as bicicletas urbanas e híbridas são as mais indicadas pois possuem o quadro com maior distância entre os eixos. Dessa forma,  o ciclista pedala de maneira mais ereta e com maior conforto se compararmos às bicicletas de estrada ou mountain bikes.
 
Pedaladas seguras
 
1.Fazer avaliação cardiológica antes de qualquer atividade física.
2.Seja visto – roupas, bicicletas e acessórios com cores chamativas para o dia, que sejam  fluorescentes à noite.
3.Não pedale na contramão – pedestres e motoristas estarão sempre de olho na mão em que estão e não esperam por uma bicicleta na mão contrária.
4.Cuidado com pedestres e animais de estimação.
5.Use a faixa da direita, que é destinada aos carros em menor velocidade.
6.Sinalize para os motoristas sempre que for  parar, virar à esquerda ou direita, ultrapassar ou esperar.
7.Não ande nas calçadas. O código de trânsito manda descer da bicicleta assim como devem fazer os motociclistas. 
8.Não utilizar corredor de ônibus
9.Evite as grandes avenidas, principalmente em horários de trânsito intenso.
10.Respeito à sinalização de trânsito.

Acessórios e equipamentos
 
Uso de equipamentos, roupas e acessórios adequados para a prática auxiliam na atividade, bem como  na proteção do ciclista, como capacete confortável e bem ajustado à cabeça,  óculos que protegem contra poeira, chuva e sol, roupas apropriadas para a prática, além de acessórios para a bicicleta como farol, pisca, refletivos, iluminação de preferência vermelha atrás e branca na frente, piscante, para quem pedala à noite.
 
Ranking das dez cidades do mundo mais amigas das bicicletas
 
Segundo o site askmen.com existem cidades que já estão mais adaptadas para acolher os ciclistas, com extensos quilômetros de ciclovias, grande disponibilização de bicicletas para locação, sinalização própria e estacionamentos e associações de ciclistas.
1° Amsterdã, Holanda
2° Copenhagen, Dinamarca
3° Bogotá, Colômbia
4° Curitiba, Brasil
5° Montreal, Canadá
6° Portland, Estados Unidos,
7° Basileia, Suiça
8° Barcelona, Espanha
9° Pequim, China
10° Trondheim, Noruega
Veículo de propulsão, não poluente, benéfico à saúde, ao bem estar, a bicicleta reúne muitas vantagens. Porém, ainda se faz necessário muito empenho em direção à mobilidade urbana, no aumento da malha cicloviária e campanhas de educação no trânsito que permitam ao ciclista a segurança necessária para ir e vir. 
 
Dr. Fabio Ravaglia é cirurgião ortopedista e traumatologista. CRM: 54.294 – RQE: 119090/8 . Preside o Instituto Ortopedia e Saúde, organização da sociedade civil, cujo objetivo é levar informação sobre saúde preventiva e qualidade de vida à população através de projetos e campanhas.
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