Coluna de: Maria Soniecy Leite da Silva - Cabeleireira

Uma das maiores duvidas das mulheres é pode lavar o cabelo todos os dias?
Na verdade deve se  considerar fatores como: estrutura do cabelo, hábitos pessoais e ambiente onde vivemos.
Cabelos secos requerem menos lavagem e mais hidratação; cabelos oleosos requerem mais lavagem para se retirar a gordura do couro cabeludo.
Uma coisa é certa: lavar os cabelos uma vez por semana não é legal, a pessoa acumula sujeira nos fios e couro cabeludo  que  podem causar descontrole ocasionando doenças de couro cabeludo.
Pessoas que praticam esportes e que moram em lugares quentes como praia, devem lavar os cabelos diariamente para evitar ressecamento excessivo ou excesso de oleosidade. O  uso de substâncias como gel, spray, pomadas que deixam resíduos também devem ser removidos diariamente.
É importante  ressaltar a importância de produtos adequados: cabelos secos precisam de mais lipidios, por isso produtos como óleo de argan, de macadâmia, de coco e outros, ajudam no controle e no tratamentos dos fios, entretanto cabelos oleosos pedem mais limpeza, mas sem esquecer de nutrir os fios e o couro cabeludo, pois produtos para cabelos oleosos são adstringentes e sem controle, com baixa  qualidade podem provocar descamação ou até mesmo excesso de oleosidade por causar desequilibrio.  Uma coisa é certa: lavar os cabelos não faz mau nenhum !!!
Quem faz  química como tinturas, luzes e alisamentos, precisa manter os cabelos sempre limpos, hidratados e protegidos do sol.
Protetores solares para cabelos protegem também o couro cabeludo,  o que é ótimo para saúde dos fios, e mantém o couro cabeludo saudável e os cabelos saudáveis.
Mesmo os cabelos finos e oleosos precisam ser condicionados. O condicionador após o shampoo ajuda a fechar as cutículas dos fios, promovendo brilho e maciez.
Cabelos louros que permanecem sujos por muitos dias adquirem impurezas no ar e das mãos, dando a aparência de amarelado. Louras costumam usar shampoos desamarelador que tem a função de neutralizar o amarelado por causa do pigmento azul, mas esse produto também é adstringente e pode provocar ressecamento, por isso, para Louras o uso do desamarelador é uma ótima opção desde que usado com cuidado e sempre seguido de uma boa máscara e condicionador.
Cabelos tingidos precisam de anti oxidantes para prevenir o desgaste da cor que pode ser ocasionados pela água, sol, fixadores de penteados, etc... Quem faz progressiva acha que não lavando o cabelo aumenta o tempo do produto, bom já sabemos que não lavar os cabelos não é legal e progresiva é um redutor de volume, e fatalmente quebrará os fios por excesso de tração. Então moças, lavem os cabelos de progressiva com shampoos de uso diário e que tenham limpeza suave. Para você que tem irritação como: coceiras, vermelhidão ou aumento de descamação no couro cabeludo após o procedimento da progressiva, provavelmente você tem intolerância a esse tipo de produto e deve relatar ao profissional ou procurar um médico. Então lave sempre e trate uma vez por semana com um produto avaliado e indicado ao seu tipo de cabelo, use proteção térmica e solar sempre que for secar ou sair para caminhar e nunca, nunca mesmo use chapinha com o cabelo sujo ou úmido.
 
 
 
megaron edecora

TV Bixiga News

TV BIXIGA NEWS

Entrevistas, comerciais, notícias e acontecimentos do bairro...

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR

Fotos Históricas

Última Edição