Coluna de: FESP - FACULDADE DE ENGENHARIA SÃO PAULO - Faculdade

Os cursos de graduação em engenharia elétrica e civil estão entre os preferidos dos jovens e não é difícil entender tamanha atração. No mercado sempre há espaço para bons engenheiros e, além disso, há uma grande multiplicidade de áreas dentro da Engenharia. 
Ao optar por esses cursos, é fundamental escolher boas instituições de ensino para fazer a graduação. Por isso, antes de escolher a faculdade de engenharia em que você vai investir, em média, quatro anos da sua vida e um montante importante de dinheiro, verifique se essa faculdade vai retornar o seu investimento, ao te garantir boas oportunidades de carreira devido a sua tradição e qualidade de ensino.
Para facilitar sua avaliação, verifique se a faculdade em que você pretende estudar possui excelentes professores, oferece uma formação generalista, ensina, principalmente, na prática todo o currículo, faz uso de toda a infraestrutura que divulga ter e se trata seus alunos como indivíduos, não como números. 
Corpo Docente de excelência
Você sabe onde os professores da faculdade que você tem em vista para iniciar sua graduação se formaram e se pós-graduaram? Essa informação não aparece nas propagandas de rádio, tv e jornal feitas pelas faculdades particulares. Segundo o Coordenador de Engenharia Elétrica da Faculdade de Engenharia São Paulo, Prof. Plínio Rodrigues, o diferencial entre a FESP e as outras faculdades privadas é, principalmente, o corpo docente. Os professores da FESP são todos formados pela Escola Politécnica da USP, FEI e ITA. "Eu por exemplo, tenho 40 anos de casa, sou um fundador, e a maioria aqui tem mais de 30 anos de faculdade. Essas faculdades novas fazem um rodízio de professor impressionante: ficam só dois, três anos. E o que isso muda? Muda radicalmente a qualidade do curso, que, se não tiver essa valorização dos bons professores, não consegue guiar o aluno para uma carreira de sucesso", declara o coordenador.
O Coordenador Pedagógico da faculdade, o Prof Antonio Martins, acrescenta outro fator importante além da formação da melhor qualidade, ao dizer que "todos os professores da FESP trabalham na área profissional em que lecionam, de maneira que eles estão sempre 
atualizados."
Formação Generalista
Você sabe qual é o foco da formação do curso de graduação que você escolheu nas faculdades que você tem em vista? Essa é uma preocupação de pouquíssimos estudantes, porque o raciocínio óbvio é que a escolha da área em que se pretende trabalhar vai surgir 
durante o curso, ao se conhecer mais profundamente os campos de estudo e atuação da graduação. 
Ocorre que nem toda faculdade oferece uma formação generalista. E o que isso quer dizer? Quer dizer que nem todo curso de graduação oferece um conhecimento amplo e  aprofundado de suas diversas áreas de atuação, que permita que o aluno possa, depois de formado, escolher com total conhecimento e clareza em que área quer atuar. Então, se você quer poder escolher onde atuar e atuar com primor, é essencial que escolha uma faculdade que ofereça uma formação generalista, que vai te proporcionar esse conhecimento sobre todos os campos. 
Conforme explica o Coordenador Plínio Rodrigues, de Engenharia Elétrica da FESP, "o curso de Engenharia Elétrica, por exemplo, não é especificamente telecomunicações ou controle, é generalista. Então, os alunos têm ampla gama de oportunidades, porque mesmo eles sendo generalistas, eles têm todas as matérias básicas para qualquer ramo da engenharia elétrica. Essa foi nossa concepção de 40 anos atrás, que é mantida até hoje, que é exatamente o curso que eu fiz na Poli, em 1970. Era assim, eu me inspirei nesse curso. Porque se um curso é focado em telecomunicações, por exemplo, que está sem mercado hoje, o aluno se forma e fica desesperado, porque falta oportunidade de trabalho e ele não tem conhecimento suficiente para trabalhar em outra área com facilidade. Enquanto que num curso generalista, o aluno pode trabalhar em qualquer área da Engenharia Elétrica, porque ele tem base para aprender naquela área específica em que ele escolheu trabalhar”. 
Aprendizado na Prática
Não é à toa que a FESP é a faculdade de engenharia preferida pelas empresas. A formação da Faculdade de Engenharia São Paulo sempre foi voltada para a prática. Além dos professores especialistas nas áreas de atuação das matérias que lecionam e dos laboratórios específicos para o desenvolvimento dos conhecimentos práticos, a FESP promove anualmente a Semana da Engenharia, que traz à faculdade palestrantes de diversas corporações estatais e privadas, como Metrô de SP, Renault, Intel, Engeti, entre outras, oferecendo palestras  e minicursos abertos ao público, além de visitas técnicas para seus alunos em empresas e instalações de todo o estado.
Infraestrutura em uso
Muitas faculdades fazem saltar os olhos em suas propagandas, ao mostrar uma infraestrutura fenomenal. Mesmo sabendo que não é apenas de laboratórios especiais, salas multimídia confortáveis e praças de alimentação que se faz um engenheiro de sucesso, muitos vestibulandos escolhem suas faculdades somente pela propaganda, sem avaliar de forma mais ampla a qualidade do ensino que tal instituição oferece. Além de oferecer toda a infraestrutura necessária para o pleno estudo e desenvolvimento dos conhecimentos curriculares, a FESP faz uso de toda essa infraestrutura, além de promover todo o estudo de campo necessário para o total domínio das matérias de engenharia. Verifique o quê exatamente da infraestrutura divulgada pela faculdade que você tem em vista é utilizado por seus alunos no dia-a-dia. Verifica-se uma disparidade muito grande entre o que é oferecido na mídia e o que é disponibilizado no dia-a-dia pelos alunos.
Se você é vestibulando de engenharia e, além de todas essas garantias, deseja ser tratado com individualidade e quer ser conhecido pelo seu nome, vem pra FESP! Na Faculdade de Engenharia São Paulo a convivência próxima entre alunos, professores, coordenadores e demais colaboradores é tradição.  
 
Mariana Fernandez
 
FESP FACULDADE DE ENGENHARIA SÃO PAULO

TV Bixiga News

TV BIXIGA NEWS

Entrevistas, comerciais, notícias e acontecimentos do bairro...

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR

Fotos Históricas

Última Edição