Coluna de: FESP - FACULDADE DE ENGENHARIA SÃO PAULO - Faculdade

Todos sabemos que a qualidade do relacionamento entre professores e alunos e corpo administrativo interfere no desempenho de todos, seja na escola ou na faculdade, essa noção faz parte do senso comum.  Mas, segundo uma pesquisa feita em 2015 pela Pearson, empresa especializada em educação, em sete capitais brasileiras, estabelecer um bom relacionamento entre alunos e professores é o fator mais importante para a aprendizagem e à docência, segundo os estudantes e professores ouvidos. A pesquisa também ouviu pais de alunos, os quais consideraram mais importante, nas instituições educacionais, que os professores conheçam bem os alunos e mantenham boas relações com eles do que os conhecimentos específicos das disciplinas e as habilidades pedagógicas. 
Não é à toa que o bom relacionamento entre professor e aluno é considerado por unanimidade como um dos principais fatores para uma boa formação, porque apesar de estar sujeita a um programa e normas da instituição de ensino, a interação do professor e do aluno forma o centro do processo educativo, pois é através desse relacionamento que se dará o atingimento do objetivo buscado pelo aluno e facilitado pelo professor: a aprendizagem.
Para que a aprendizagem aconteça, de modo a formar um profissional que irá atuar com notável competência na sociedade, é essencial que o relacionamento entre alunos e professores seja mais do que um processo enriquecido com materiais, estrutura e aparato tecnológico, mais do que boa didática e dicção do professor, mais do que a disposição para estudar e vontade de aprender dos alunos, é necessário um relacionamento próximo, com diálogo continuado e afetuoso.
A afetividade influencia o processo de aprendizagem, facilitando-a. Citando como exemplo o que ocorre na FESP (Faculdade de Engenharia São Paulo), que é uma faculdade famosa continuamente procurar pela proximidade entre discentes e docentes, onde, nos momentos informais, os alunos têm fácil acesso aos professores e coordenadores, trocando ideias e experiências, expressando opiniões e criando situações a serem utilizadas em sala de aula. 
É importante que, na relação entre professor aluno, sejam levados em consideração tanto os aspectos cognitivos quanto os aspectos afetivos dessa relação, porque, conforme afirma o grande teórico da pedagogia Jean Piaget , em Psicologia e Pedagogia, o afeto é uma importante energia para o desenvolvimento cognitivo, e a afetividade influencia no conhecimento construído de forma essencial através da pulsão de vida e da busca pela excelência.
Neste contexto, o diálogo torna-se uma condicionante fundamental para uma boa interação entre o professor e o aluno, pois implica a honestidade e a possibilidade de intervir em um clima de confiança, ou seja, ele é a base do intercâmbio e reflexão entre os sujeitos. O vínculo entre o diálogo e o fator afetivo norteará o respeito aos educados, não somente como receptores, mas enquanto indivíduos, que é como os alunos são tratados na FESP: com muita proximidade, afetuosidade e diálogo, e não apenas como mais um número, como em algumas instituições com  foco comercial.
Favorecer a aprendizagem a partir do diálogo é algo que não ocorre de maneira espontânea, pois requer uma proximidade entre alunos e professores, que deve estar na base dos valores da faculdade. É por meio dessa relação estreita entre professor e aluno que, na FESP, os professores podem conhecer melhor os seus alunos, podendo qualificar o processo de ensino, fazendo com que os alunos se sintam mais à vontade, para debater e questionar durante as aulas, qualificando o processo de aprendizagem. Na Faculdade de Engenharia São Paulo, o incentivo do professor é parte fundamental no aprendizado, que age como mediador do conhecimento, construído em aula, e fora dela. 
 Portanto, se você quer uma formação humanizada, que vai te propiciar um conhecimento bem fundado numa relação afetuosa e verdadeira entre professores e alunos, a FESP, Faculdade de Engenharia São Paulo pode ser  a sua faculdade. Venha fazer parte da família fespiana e decolar para uma carreira de sucesso!
Mano Pizzaria

TV Bixiga News

TV BIXIGA NEWS

Entrevistas, comerciais, notícias e acontecimentos do bairro...

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR

Fotos Históricas

Última Edição