Coluna de: FESP - FACULDADE DE ENGENHARIA SÃO PAULO - Faculdade

 Engenheiros do Futuro: Porque a engenharia civil é uma  excelente opção para quem quer um futuro profissional garantido
Entre as várias profissões existentes, a do Engenheiro Civil é uma das que não irão deixar de existir até 2015. De acordo com uma análise feita pela consultoria Ernst & Young, com base em diversos estudos, até 2025 um em cada três postos de trabalho devem ser substituídos por tecnologia inteligente. Em nove anos, há previsão da possível extinção de profissões operacionais, como operador de telemarketing, caixa e árbitros, e uma maior demanda por carreiras que lidem diretamente com tecnologia de ponta, como designer especializado em impressão 3D e designer de realidade virtual
No caso do Engenheiro Civil, fica fácil perceber o porquê dessa impossibilidade de substituição da profissão por inteligência artificial, já que é esse profissional é o responsável técnico por construções que devem possuir a segurança e a confiabilidade necessária para que as pessoas usufruam da edificação da melhor forma possível, algo que exige além de conhecimento técnico sólido, um grande senso de responsabilidade e a certeza de que está fazendo a coisa certa. 
O que aguarda o estudante de engenharia
A partir do momento em que você se matricula em um curso de Engenharia, deve ter em mente que passará por alguns anos de muito estudo. Porém, a recompensa para tanto esforço é muito satisfatória. O Engenheiro Civil adquire conhecimentos ligados a inúmeras áreas, que podem ser úteis de várias formas diferentes. Seja como profissional, seja como pesquisador, seja como  simplesmente um “curioso”.
No currículo do curso de Engenharia Civil, existem disciplinas ligadas a Informática, Cálculo e Geometria, Construções, Mecânica, Eletricidade, Hidráulica, Geologia, Desenho Técnico entre outras. E foi a matemática que despertou a aluna do 2º ano da FESP, Gabriela Akari Miyashiro, para a escolha da Engenharia Civil. Gabriela, que veio de uma família de odontólogos, pretende estagiar a partir do 3º ano e focar nos estudos até lá, por conta da exigência da faculdade. Tem ideia de estagiar em bancos e construção civil, em obras menores. Além disso, a futura engenheira quer aprender muitas língua, pois sabe que há muito mais oportunidades para os alunos que falam o idioma inglês, principalmente. Mas, mesmo sem o domínio do idioma, uma quantidade enorme de empresas, desde construtoras até órgãos de fiscalização, precisará de um profissional graduado em Engenharia Civil.
Outras vantagens da profissão
Uma das boas recompensas que você pode ter ao se tornar Engenheiro é a remuneração da classe. O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) estabelece um salário base de 8,5 vezes o salário mínimo nacional como remuneração para Engenheiros que trabalham 8 horas diárias. Teoricamente, nenhum Engenheiro pode ganhar menos que isso.
O salário de Engenheiros recém-formados costuma ser bem superior à média das outras profissões. Estamos falando de algo em torno de 4 mil reais. Após alguns anos de experiência, esses valores tendem a subir e, em muitas situações (muitas mesmo), alcançam os 5 dígitos.
Enfim, escolher estudar Engenharia Civil pode ser uma das melhores saídas para aquele momento de reflexão que envolve todo estudante ao terminar o colégio. É uma profissão que atrai a admiração das pessoas e forma um profissional com conhecimento elevado e abrangente. Oferece uma gama enorme de oportunidades e costuma pagar muito bem – algo que todo mundo quer. Seja também um Engenheiro.
 
Fogo Bravon

TV Bixiga News

TV BIXIGA NEWS

Entrevistas, comerciais, notícias e acontecimentos do bairro...

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR

Fotos Históricas

Última Edição