Coluna de: Dra. Simone Pires Macedo - CROSP 98283 - Ortodontia e Ortopedia Facial

O que é aparelho autoligado?
É uma nova tecnologia na parte de aparelhos fixos, onde não é necessária a “borrachinha” para prender o fio do aparelho e são usados fios com tecnologia produzida pela NASA, além disso os braquetes possuem desing especial e diferenciado.
Mas aparelho sem borrachinha funciona?
Sim! Apesar de não ter a borrachinha, o aparelho conta com um sistema de travas abre e fecha, que permite que o fio fique posicionado na parte correta e faça a correção dentária.
Quais as vantagens desse aparelho então?
O aparelho autoligado traz mais conforto ao paciente no sentido de possuir os braquetes mais arredondados (machuca menos) e também proporciona um tratamento com menos dor. Além disso por conta da tecnologia dos braquetes e do fio, é possível conseguir um tratamento mais rápido, cerca de 30% em comparação com o aparelho fixo comum. Também por não ter a borrachinha, a limpeza fica mais fácil em relação ao aparelho comum.
Todo mundo pode usar?
Sim, desde que o paciente tenha condições bucais favoráveis (como todo aparelho fixo) o autoligado pode ser usado.
É muito caro?
Não, o custo do aparelho é um pouco maior em relação ao tradicional, porém se levarmos em consideração que o tratamento será mais rápido, os valores se equiparam.
Vou precisar usar contenção após o tratamento?
Sim! A contenção é usada para que os dentes fiquem posicionados corretamente até que o sistema dentário se “acostume” a ficar nessa nova posição após o tratamento.
De que cor é o aparelho?
Pode ser metálico ou estético, dentre esse último podem ser em cerâmica ou invisíveis.
 
 
 
 
FESP FACULDADE DE ENGENHARIA SÃO PAULO

TV Bixiga News

TV BIXIGA NEWS

Entrevistas, comerciais, notícias e acontecimentos do bairro...

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR

Fotos Históricas

Última Edição