Coluna de: Dra. Simone Pires Macedo - CROSP 98283 - Ortodontia e Ortopedia Facial

A Ortopedia Funcional é o tratamento com aparelhos removíveis, usado principalmente em crianças em fase de crescimento e que já apresentam problemas nas arcadas dentárias e nos dentes. Isso mesmo! Não devemos deixar que as crianças troquem todos os dentes de leite por dentes permanentes para iniciar o tratamento.
Os aparelhos são feitos personalizados para cada tipo de caso e tratamento, podendo corrigir somente dentes desalinhados, arcadas dentárias de tamanhos errados e até mesmo a face do paciente. Podendo inclusive quando bem diagnosticados, prevenir a aparição desses problemas.
Esses problemas na dentição de leite são causados principalmente por falta de aleitamento materno, ou menos de 6 meses de aleitamento exclusivo materno; uso de chupeta após os 3 anos de idade; hábito de chupar o dedo; falta de alimentação com alimentos consistentes de acordo com cada fase da criança (sempre orientado principalmente pelo pediatra); perda precoce de dentes de leite por cáries não tratadas; hábito de roer unhas desde muito pequeno; entre outros.
Todos esses problemas devem ser diagnosticados por profissional de preferência especialista na área, já que cada tipo de aparelho é indicado para cada caso específico.
Assim como o aparelho ortodôntico, exige uma manutenção do profissional ao longo do uso, o espaço entre cada consulta será definido de acordo com cada caso em específico.
O início do tratamento pode ser feito à partir dos 4 anos de idade naqueles pacientes onde os primeiros sinais de que existem problemas funcionais na mastigação, falta de espaços para os dentes permanentes que virão à seguir, arcadas em tamanhos desproporcionais, etc. Pode ser iniciado também quando há o começo da troca dos dentes de leite para os permanentes, onde ainda conseguimos resolver a maioria dos problemas com uma facilidade um pouco maior. Os problemas a serem diagnosticados e tratados são inúmeros, portanto o quanto antes é feito o diagnóstico e iniciado o tratamento, mais rápida e satisfatória será a resposta do tratamento.
A única desvantagem desse tipo de tratamento é que pelo fato de ser um aparelho removível na maior parte dos casos, exige uma colaboração do paciente em usar o aparelho e dos pais e responsáveis em incentivar e fiscalizar o uso do mesmo.
Portanto o mais importante é que desde criança, quando aparecem os primeiros dentinhos, os pais e responsáveis tenham o hábito de assim como os adultos, fazerem visitas regularmente ao menos 1 vez ao ano ao consultório dentário.
O diagnóstico e tratamento precoce são sempre melhor e trará resultados mais satisfatórios.
 
Mano Pizzaria

TV Bixiga News

TV BIXIGA NEWS

Entrevistas, comerciais, notícias e acontecimentos do bairro...

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR

Fotos Históricas

Última Edição