Coluna de: Dra. Simone Pires Macedo - CROSP 98283 - Ortodontia e Ortopedia Facial

Lente de contato dental
A lente de contato dental é o tratamento mais comentado e com mais procura atualmente devido à grande repercussão de famosos que têm aderido a esse tipo de tratamento para obter um sorriso mais bonito.
Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como é o procedimento, quais os casos podem ser resolvidos com ele, se todo mundo pode fazer, etc. Vou tentar esclarecer os principais pontos e dúvidas que possam ter.
O que é lente de contato dental?
É um tratamento estético-funcional que visa a reabilitação e melhora estética dos dentes por meio de uma “capa” bem fina feita em laboratório. Após um preparo com pequenos desgastes feitos nos dentes em consultório, é aplicada e colocada sobre esses dentes preparados.
Todo mundo pode fazer?
Não. O paciente precisa ter pré-requisitos mínimos como boa saúde bucal, boa higienização, os dentes que forem receber as lentes devem estar em boas condições, a oclusão do paciente deve estar também em posição favorável para receber o tratamento.
Para quais casos é indicada a lente de contato?
A principal indicação é a correção de dentes com mínimos desgastes, correções como: diastemas (espaços entre os dentes); dentes muito pequenos ou muito curtos; reparo de pequenos desgastes ocasionados por bruxismo, por exemplo; dentes com coloração levemente alterada por trauma ou tratamento de canal, entre outros.
Quanto tempo dura a lente?
O tempo é muito relativo, já que depende muitos dos hábitos do paciente como roer unhas, alimentação rica em alimentos duros, higienização, visitas periódicas para cuidados e conservação.
Quais os principais cuidados para quem tem lente de contato?
O primordial para todo tratamento é a boa higienização; mas além disso o paciente deve abandonar hábitos como roer unhas, abrir embalagens com os dentes, fazer visitas periódicas ao dentista para cuidar de problemas como bruxismo, apertamento, etc.
Quais as vantagens do tratamento com a lente de contato?
Reparação de dentes com coloração alterada levemente e rapidez no tratamento também estão dentro das grandes vantagens do procedimento.
O custo desse tratamento é alto?
Sim!! Esse procedimento tem um custo relativamente elevado devido à delicadeza, trabalho laboratorial necessário, alto custo de material, etc. Porém os ganhos estéticos, funcionais e de autoestima, fazem com que os pacientes resolvam aderir à esse tipo de tratamento.
O mais importante é que o paciente esteja ciente ao decidir fazer esse tipo de tratamento de que os desgastes realizados nos dentes são irreversíveis, portanto ele terá que manter sempre a lente de contato nos dentes. 
Por isso a indicação de um tratamento com lente de contato deve ser uma decisão bem tomada entre paciente e profissional e bem indicada para cada caso específico. Muitas vezes restaurações em resina combinadas com clareamento dentário ou a ortodontia tem um resultado satisfatório sem a necessidade dos desgastes, além de terem um custo bem menos elevado.
 
FESP

TV Bixiga News

TV BIXIGA NEWS

Entrevistas, comerciais, notícias e acontecimentos do bairro...

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR

Fotos Históricas

Última Edição