Coluna de: Dra. Denise Farinelli - CRM-SP: 120636 - Endocrinologia

Atualmente o melhor método para perda de peso, é um programa dietético de emagrecimento, conhecido como VLCD (Very Low Calorie Diet), são dietas realizadas com proteínas de alto valor biológico, extremamente absorvíveis, associadas a redução de carboidratos e calorias, SEM medicamentos inibidores de apetite.
No Brasil temos 2 métodos disponíveis: Pronokal e a Dietkal, eles possuem 8 fases, nas 3 primeiras o paciente está  em cetose, ou seja, com a retirada do carboidrato da dieta, o corpo passa a gerar energia a partir da gordura corporal, neste processo produz alguns ácidos, denominados corpos cetônicos, capazes de inibir centros cerebrais de fome, principalmente o centro da recompensa (Aquele do eu mereço comer um doce, uma pizza ou uma massa associado a uma motivação para justificar o ato de comer mesmo sem fome), assim durante estas 3 fases o paciente não tem fome. Nestas fases a queima de gordura é acelerada, havendo rápida perda peso, obesos perdem em média 2-3 kg por semana. 
A dieta cetogênica pode ser realizada também com alimentos convencionais, cortando carboidratos e aumentando a ingesta de proteínas e gorduras, que é o princípio da famosa dieta do Dr Athikins, mas geralmente as pessoas acabam ingerindo quantidades excessivas de carne vermelha e gordura de origem animal, ricos em gordura trans, com consequente aumento do colesterol ruim e do ácido úrico, por isso esse tipo de dieta deve ser realizado com auxílio de um profissional. 
As principais vantagens dos métodos VLCD
alem dos excelentes resultados na redução do peso são :
1) Manutenção da massa muscular, neste tratamento apenas 10% do peso perdido é massa magra. 
2) Redução da circunferência abdominal e da gordura visceral, o que reduz rapidamente a esteatose hepática (gordura no fígado). 
3) A dieta mostrou segura para diabéticos e muito eficaz  em melhorar o controle glicêmico (açúcar ), estudos mostraram que 80% dos pacientes reduziram os níveis de hemoglobina glicada para valores normais e houve suspensão do uso de medicamentos em 50% dos casos.
4)Reduzem o risco de câncer, se mostraram efetivas em reduzir vias inflamatórias e estresse oxidativo, reduzindo risco de câncer principalmente do trato gastrointestinal.
5) Devido a rápida perda de peso, são excelentes escolhas para quem precisa perder peso para realizar um procedimento cirúrgico, como as cirurgias plásticas. 
Em cada fase que avançamos vamos retirando os produtos e introduzindo alimentos. Na fase 4 começamos a reintroduzir os carboidratos, iniciando a fase de reeducação alimentar que será finalizada na fase 8 com uma dieta low carb, sim os estudos mostram que quem mantém o peso perdido por longos períodos após perda de peso são os que mantém uma dieta mais proteica.  O método é prescrito e acompanhado por médico, durante todo o processo. 
Venha conhecer o método e resgatar sua saúde !
Dra Denise Farinelli - CRM(SP) 120-636
Endocrinologista
 
Fogo Bravon

TV Bixiga News

TV BIXIGA NEWS

Entrevistas, comerciais, notícias e acontecimentos do bairro...

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR

Fotos Históricas

Última Edição