Falta pouco para a entrega da Praça Ramos de Azevedo

VOLTAR

O mais bonito cartão postal da cidade está prestes a ser entregue à população. A Praça Ramos de Azevedo e seus monumentos em homenagem a Carlos Gomes foi revitalizado com recursos da iniciativa privada e vai trazer mais beleza para o centro.
Depois de quase 100 anos de sua inauguração, o monumento a Carlos Gomes, e toda  área de um dos espaços mais belos do centro, a Praça Ramos de Azevedo e Fonte dos Desejos
- Glória, serão entregues no amanhã, dia 16. A parceria entre a Prefeitura e empresários ligados à comunidade italiana, pelo Italia Per San Paolo, recuperou este importante conjunto de esculturas localizado no Vale do Anhangabaú. 
A área total de 4,5 mil metros quadrados foi completamente restaurada. Cada monumento recebeu atenção especial durante a limpeza, com produtos específicos para cada material. Para remover as pichações foram usadas várias técnicas para não danificar o aspecto da escultura.  
Um exemplo citado pelo analista de negócios do ITA e responsável pela obra, Ronaldo Padovani, foi a complexidade das remoções das pichações, que foi uma das partes mais demoradas de todo o processo. "Para as esculturas de bronze utilizamos produtos com baixa concentração química para não ferir a pátina original das estátuas, seja em preto, marrom ou esverdeado, realizada pelo artista."
Ele explica que tudo foi feito para não tirar a originalidade da obra. O arco e flecha originais da obra Guarani - que foram furtados - será recomposta por meio de uma réplica encomendada pelos responsáveis pela obra. O sistema hidráulico da fonte e seu quadro de comando foram refeitos e o último instalado em local totalmente fechado para impedir furtos. 
Toda a fiação na praça foi enterrada e os postes revitalizados. A iluminação foi melhorada e ampliada; e foi instalada uma câmera de alta definição, ligada ao sistema City Câmeras da Prefeitura, que vai gerar imagens em tempo real para a Central de Monitoramento da GCM. 
A tecnologia também está presente nos monumentos. Cada um deles terá uma placa sobre a história daquela obra e do artista. A interação vai além: para ter acesso a mais informações, é possível fotografar o QR Code da placa e conhecer ainda mais os monumentos.
Outra novidade é que em horários pré-determinados, a praça terá música clássica como som ambiente, agregando ainda mais contexto às obras. Dois painéis fotovoltaicos em forma de árvore, que captam a luz do sol e transformam em energia, estão à disposição da população na altura da rua Formosa. A revitalização também atingiu os guarda-corpos e o piso do Viaduto do Chá, que receberam lavagem para remoção das pichações.
Eduardo Odloak, prefeito regional da Sé, comemora a revitalização da praça Ramos. "Este é um dos mais belos monumentos da cidade. Com a revitalização, certamente muitas pessoas vão conhecer a região e aqueles que já conhecem vão voltar a frequentar para tirar belas fotos."
Mais informações:
Prefeitura Regional Sé
Assessoria de Imprensa
Tel.: 3397-1200 (ramais: 1205 / 1210)
E-mail: prseimprensa@prefeitura.sp.gov.br
 
 
 
FESP

TV Bixiga News

TV BIXIGA NEWS

Entrevistas, comerciais, notícias e acontecimentos do bairro...

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR

Fotos Históricas

Última Edição