Vai ter música caipira e forró na Casa de Dona Yayá

VOLTAR

Domingo na Yayá é uma atividade quinzenal do Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo (CPC-USP) que oferece apresentações musicais com entrada gratuita em parceria com a Escola de Comunicações e Artes da USP e com Coral USP, em um clima descontraído e aconchegante. Além dos shows, o público pode conhecer a Casa de Dona Yayá, que faz parte da história da cidade de São Paulo, e visitar a exposição Sesmaria de Passarinhos, sobre o patrimônio cultural da zona leste.
 
22 de abril - Domingo, às 11h – Grátis
DONA  CRÔ - HOMENAGEM A DOMINGUINHOS - MPB
 
A banda Dona Crô presta uma homenagem a José Domingos de Morais (1941-2013) o Dominguinhos, nascido em Garanhuns, no agreste pernambucano. Seu  pai, "mestre Chicão", era um conhecido sanfoneiro e afinador de sanfonas. O filho, por sua vez, tornou-se um exímio sanfoneiro e compositor, reconhecido como um músico excepcional e versátil que transitou  por vários estilos musicais, desde a Bossa Nova até o Forró. Este show vai apresentar algumas das principais composições de Dominguinhos, além de canções de outros compositores que foram gravadas por ele ao longo de sua carreira, como Luiz Gonzaga, Chico Buarque e Gilberto Gil. 
O grupo Dona Crô é formado por Ailson Júnior (percussão e voz), Chico Bahia (violino), Iuri Galati (violão), Jhonatan Pereira (escaleta), Rommel Monteiro (percussão) e Taio Nascimento (percussão). Com objetivo de valorizar a música nordestina, o grupo mistura elementos dos ritmos maracatu, xote, coco e xaxado com o tradicional baião, fazendo um som dançante, com arranjos modernos. Com pouco mais de um ano de existência, este grupo que surgiu entre alunos do curso de Música da Escola de Comunicação e Artes da USP já é sucesso de público vem se destacando no cenário musical paulistano com shows realizados em locais como Centro Cultural São Paulo, Casa de Dona Yayá, Casa das Rosas, Fundação Ema Klabin e Memorial da América Latina entre outras.
Contatos: www.donacro.com
www.facebook.com/bandadonacro/
 
EXPOSIÇÃO - SESMARIA DE PASSARINHOS
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Dias 8 e 22 de abril, das 10h às 13h.
Grátis
A exposição apresenta um recorte do trabalho desenvolvido pelo Grupo Ururay, coletivo formado por jovens pesquisadores e ativistas da Zona Leste de São Paulo focado na identificação, preservação e valorização dos bens culturais da região. Apresenta um levantamento fotográfico dos bens tombados, ou em processo de tombamento, presentes nessa região que, embora seja historicamente preterida em relação às áreas centrais da cidade na formulação e implantação de projetos e políticas públicas, abriga os mais variados grupos sociais, vindo de diversos locais do Brasil e do mundo. Sesmaria de Passarinhos é uma parceria do CPC com o Grupo Ururay, constituindo-se em ação de cultura e extensão universitária com o intuito de construir pontes entre a universidade e a sociedade, articulando diferente saberes, perspectivas e iniciativas sobre o patrimônio cultural.
 
VISITAÇÃO - CASA DE DONA YAYÁ
Visitação: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Dias 8 e 22 de abril, das 10h às 13h.
Grátis
Situado no bairro da Bela Vista, sede do CPC-USP, o edifício conhecido como Casa de Dona Yayá constitui um documento material da transformação da cidade de São Paulo em metrópole. Sendo um dos últimos remanescentes do antigo cinturão de chácaras que circundava a região central da cidade, assumiu importância histórica ainda maior ao ser convertido em local de clausura de sua proprietária mais ilustre, Sebastiana de Mello Freire, Dona Yayá, que por ser considerada mentalmente incapaz ali viveu reclusa entre 1919 e 1961. O imóvel foi transferido à Universidade de São Paulo em 1969, como herança vacante, e passou por um cuidadoso trabalho de recuperação e restauro. Com base nessa rica história material e imaterial, o imóvel foi tombado pelo Estado de São Paulo, em 1998, e pelo Município, em 2002. O CPC-USP promove a valorização do imóvel através de sua abertura ao público, incentivando reflexões a respeito de sua arquitetura, da história do bairro e da personagem Dona Yayá.
 
SOBRE O CPC-USP
O Centro de Preservação Cultural é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo que tem por missão promover pesquisas  e reflexões sobre o patrimônio cultural da Universidade, que inclui seus monumentos, acervos e memórias, e sobre preservação do patrimônio cultural, de forma mais ampla. Sediado no bairro da Bela Vista, na Casa de Dona Yayá, o CPC-USP busca ainda estreitar os vínculos entre a universidade e a sociedade por meio de oficinas, cursos, palestras, simpósios, exposições, visitas monitoradas e apresentações artísticas relacionadas às suas atividades. 
 
Programação sujeita a alteração sem aviso prévio. 
Contatos: cpcpublic@usp.br 
(11) 2648-1505
 
CPC-USP/Casa de Dona Yayá
Endereço: Rua Major Diogo, 353 - Bela Vista – São Paulo – SP
Telefone: (11) 3106-3562
 
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
PRÓ-REITORIA DE CULTURA E EXTENSÃO
CENTRO DE PRESERVAÇÃO CULTURAL
 
Mano Pizzaria

TV Bixiga News

TV BIXIGA NEWS

Entrevistas, comerciais, notícias e acontecimentos do bairro...

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR

Fotos Históricas

Última Edição