Bixiga é foco de projeto de incentivo ao turismo a pé

VOLTAR

O Bixiga é um bairro que marca a memória dos paulistanos por símbolos inconfundíveis, como os sambas de Adoniran Barbosa e o místico bolo de aniversário da cidade. No entanto,  bairro guarda incontáveis histórias que não são tão conhecidas pela maior parte dos moradores da cidade - e não estão ao alcance de quem passa apressado por ali. Visando resgatar as histórias e os lugares icônicos de um dos bairros mais emblemáticos de São Paulo, a ONG SampaPé! está lançando o “Bixiga a Pé!”: um crowdfunding com o objetivo de  transformar as histórias, patrimônio e belezas do Bixiga em um mapa focado nos percursos a pé.
O Bixiga foi o bairro onde o SampaPé! deu o pontapé inicial em agosto de 2012 com seus passeios a pé. É uma das regiões mais caminháveis, históricos, diversos e emblemáticos de São Paulo - bairro negro, italiano, imigrante, de inspirações do Adoniran, do samba, reduto nordestino e descolado. Apesar de sua localização privilegiada, ainda não entra na maior parte das rotas turísticas por São Paulo e muitos visitantes desconhecem as atrações e possibilidades de deslocamento a pé e por transporte público no bairro.
Pontos consagrados, como a escadaria do Bixiga e a Paróquia Nossa Senhora Achiropita, estão no roteiro sugerido pelo mapa criado pela ONG. Assim como atrações não tão conhecidas pela população, como a Casa de Dona Yayá, a Casa Mestre Ananias, o Centro de Memória do Bixiga e o inusitado Museu do Óculos. O mapa deve colaborar no recente movimento de valorização do tradicional bairro, que vem sendo frequentado por turistas de dentro e fora de São Paulo, graças à sua intensa programação cultural e diversidade gastronômica.
“O objetivo da publicação do mapa é estimular o caminhar desacelerado e atencioso, para que todo mundo possa experimentar a cidade com os próprios pés”, explica Letícia Sabino, diretora do SampaPé. “Queremos exaltar o Bixiga e suas histórias, dar mais autonomia e informação para quem caminha e conectar os pontos e pérolas do bairro”. Além da impressão de 10 mil exemplares do mapa, o projeto “Bixiga a Pé!” pretende implantar sinalização no bairro com placas que contam as histórias dos lugares e indicam os caminhos e conexões com outros pontos interessantes da região. 
A campanha ficará no ar do dia 4 de abril até 23 de maio e o valor mínimo de colaboração é de  R$30. Um exemplar do mapa, produtos do SampaPé e ilustrações exclusivas do bairro estão entre as recompensas para os que apoiarem. Mais detalhes sobre a campanha podem ser conferidos no site https://partio.com.br/projeto/bixiga-a-pe.
 
SOBRE O SAMPAPÉ!
O SampaPé! é uma organização sem fins lucrativos (ONG) fundada em 2012 que tem como fim melhorar a experiência de caminhar nas cidades. Para isso realiza projetos que de forma lúdica sensibilizem os cidadãos e decisores da cidade, mostrando novas formas de viver na cidade. Foram os idealizadores e mobilizadores da Paulista Aberta e promovem passeios a pé todos os meses em diferentes regiões da cidade.
 
FESP FACULDADE DE ENGENHARIA SÃO PAULO

TV Bixiga News

TV BIXIGA NEWS

Entrevistas, comerciais, notícias e acontecimentos do bairro...

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR

Fotos Históricas

Última Edição