Projeto propõe uso da fotografia para transformação de pessoas

VOLTAR

Ser fotógrafo é muito mais do que ter uma câmera em mãos e uma boa lente. Ser fotógrafo é um exercício de percepção e olhar, é enxergar si mesmo e o mundo com mais sensibilidade. Com o intuito de dar voz a mais pessoas por meio da fotografia, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Aché Laboratórios Farmacêuticos, Usina Cultural e ImageMagica apresentam o projeto Novos Olhares.
De setembro a dezembro de 2019, o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo, será palco do Circuito Cultural que pretende trabalhar uma nova visão sobre assuntos como o cuidar com os profissionais de saúde. Em oficinas semanais, os participantes do projeto aprendem técnicas de fotografia e, usando o aplicativo de celular Camino, criam uma foto e legenda que expresse sua mensagem sobre o assunto. 
A saída fotográfica representa um momento de muita reflexão, no qual os participantes andam pelo espaço que frequentam todos os dias, mas observando tudo com outros olhos, mais atentos e reflexivos.
As fotografias e legendas criadas pelos participantes se tornam exposições nos corredores dos hospitais, trazendo mais cor e ainda mais coração ao ambiente. É também uma oportunidade de a equipe conhecer mais profundamente seus colegas de trabalho ao observar os produtos criados e os sentimentos por trás de cada fotografia. Além disso, cada participante recebe as fotos que tirou ou apareceu.
“É um grande reconhecimento para os participantes ver as suas fotos e legendas na exposição, por onde tanta gente circula. Ali, todos poderão contemplar o produto criado e aprender com a mensagem do novo fotógrafo”, conta Andreza Portela, coordenadora de projetos educacionais.
Serviço:
Local: Instituto do Câncer do Estado de São Paulo
Endereço: Av. Dr. Arnaldo, 251 - Cerqueira César, São Paulo - SP, 01246-000
Datas: 07 de outubro a 17 de dezembro de 2019.
 
Usina Cultural
A Usina Cultural realiza projetos culturais e educacionais com foco nas artes visuais e entretenimento. A empresa já levou oficinas de fotografia para diversas instituições públicas do país a fim de promover a reflexão sobre temas relevantes por meio do uso da imagem. 
 
ImageMagica
Fundada pelo fotógrafo André François, a ImageMagica tem como missão promover o desenvolvimento de pessoas utilizando a fotografia como ferramenta de transformação e empoderamento. A ONG desenvolve ações nas áreas de educação, saúde e cultura, atuando em diferentes causas. Com a convicção de que a transformação começa pelo olhar, a ImageMagica estimula as pessoas a perceberem mais atentamente seu entorno e, com essa reflexão, mudar a si próprias e o ambiente onde vivem. Desde 1995, já foram mais de 370 mil olhares transformados com projetos realizados em 15 países.
Site: imm.ong 
Redes sociais: @imagemagica 
 
 
 
Auxiliar administrativo

TV Bixiga News

TV BIXIGA NEWS

Entrevistas, comerciais, notícias e acontecimentos do bairro...

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR

Fotos Históricas

Última Edição